Ontem, correu um boato no mercado que o Banco do Brasil poderia se capitalizar, isso seria no curto prazo muito ruim para os acionistas, pois diminuiria sua participação no capital social da empresa e consequentemente o lucro por ação, e normalmente no caso de uma oferta o preço vem abaixo do preço de mercado, afinal de contas não justifica vir maior senão niguem compraria na oferta publica, os investidores comprariam a mercado, isso provoca uma venda geral dos acionistas para comprarem na oferta mais barato.
Esse é o grande problema do BB, é uma empresa estatal em que o controlador é a união, o mesmo caso da Petrobras e da Vale, infelizmente existe um risco maior de governo utilizar o banco com outras finalidades e não visar o maior retorno para o acionista, talvez por isso o banco possua melhores multiplos com relação aos outros grandes do setor como Bradesco e Itau, após o boato as ações do banco despencaram.
Hoje pela manha o BB enviou uma declaração a CVM e o gerente geral de relações com investidores deu a declaração abaixo, porém é bom ficar de olho onde a fumaça a fogo... Eu continuo comprado e espero melhores noticias ...
O Banco do Brasil (BB) enviou há pouco comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) esclarecendo que não recebeu até o momento "qualquer solicitação" de seu acionista controlador, a União, "para a realização de estudos ou análises sobre possível aumento de seu capital." A nota, assinada pelo gerente geral de Relações com Investidores, Gilberto Lourenço da Aparecida, vem em resposta a matérias veiculadas na imprensa. Ontem, uma fonte disse à Agência Estado que o aumento de capital é uma hipótese no radar do BB, mas a instituição avalia que não há urgência em realizar uma operação desse tipo. A direção do banco, conforme essa fonte, tem a percepção de que será possível passar os próximos meses, e provavelmente todo o ano de 2012, sem a necessidade de reforço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário